Antônio Pereira destaca luta para criar UEMASUL e parabeniza governador Flávio Dino e novas reitoras


O deputado Antônio Pereira (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de quinta-feira (17), para destacar que participou, na quarta-feira (16), no Centro de Convenções de Imperatriz, ao lado do governador Flávio Dino (PSB), da posse da nova reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, e da nova vice-reitora, Lilian Castelo Branco.



Em sua fala, Antônio Pereira também destacou que durante a solenidade, ocorreu a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao governador Flávio Dino (PSB). A honraria é o maior destaque concedido por uma instituição de ensino a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Durante a solenidade, o governador também recebeu o primeiro estatuto da UEMASUL..



Na ocasião, Antônio Pereira lembrou que teve a honra de lutar na Assembleia pela UEMASUL, criada no dia 3 de novembro de 2016, por meio da lei nº 10.525/16, assinada pelo governador Flávio Dino. “A UEMASUL tem sido destaque no cenário estadual, por seu franco desenvolvimento institucional, que envolve significativa ampliação de infraestrutura, oferta de cursos e vagas nos campi de Imperatriz, Açailândia e Estreito”, reconheceu.FUNÇÃO SOCIAL




No pronunciamento, em nome da população da Região Tocantina, Antônio Pereira parabenizou o governador Flávio Dino (PSB), elogiou o trabalho dos primeiros reitores da Uemasul, Elizabeth e Expedito, e desejou sucesso aos empossados: Lucileia Lopes e a vice-reitora, Lilian Castro Branco. “Esperamos que os novos reitores façam um trabalho ainda melhor que os primeiros em benefício da população do Maranhão”, afirmou.



Para Antônio Pereira, a UEMASUL tem dado oportunidade aos filhos de homens e mulheres humildes do Sul do Maranhão, especialmente aos que não têm condições de cursar faculdade particular. “Jovens adolescentes têm ingressado nessa universidade e mudado de vida. A função social da UEMASUL estende-se a quase todos os municípios da Região Tocantina”, disse.

Por fim, Antônio Pereira reconheceu que a UEMASUL é o grande presente que Flávio Dino deu ao povo do Maranhão e à Região Tocantina. “Temos consciência da grandeza da criação de uma universidade para uma região e para um povo. Com a criação da UEMASUL, o ensino superior estadual foi descentralizado e abriu novas perspectivas para, aproximadamente, 22 municípios da região e áreas adjacentes”, concluiu. (Assecom)