Às vésperas do São João, São Luís ganha decoração especial em pontos turísticos e monumentos históricos


Ornamentação temática do São João vem colorindo ruas, avenidas e pontos turísticos da capital maranhense. Após dois anos sem festa, São Luís começa a se preparar para 60 dias de festejos juninos. Ponte do São Francisco ganha decoração especial para o São João
Às vésperas do início do São João 2022 no Maranhão, São Luís recebeu uma decoração especial para as festas juninas, que ficaram dois anos sem ser realizadas devido a pandemia de Covid-19.
Programação oficial do São João do Governo do Estado começa nesta sexta (27)
Prefeitura realiza abertura da programação do São João em São Luís nesta quinta
Centenas de bandeirinhas coloridas, que formam mosaicos que contam um pouco mais sobre a história do São João do Maranhão, tomaram de conta da região central de São Luís. Figuras da cultura popular e outros elementos, como fitas e bandeiras, também coloriram pontos turísticos.
As ruas Portugal, Djalma Dutra, Estrela e da Alfândega, localizadas no coração do Centro Histórico de São Luís, receberam a ornamentação especial junina.
Ruas Portugal, Djalma Dutra, Estrela e da Alfândega, no Centro Histórico de São Luís, ganharam decoração especial para o São João.
Paulo Soares/Grupo Mirante
A decoração também foi estendida para a Ponte José Sarney, conhecida como Ponte do São Francisco, que liga região Central a outra parte da Ilha. Milhares de bandeirinhas foram instaladas em parte da extensão da ponte.
Na Praça dos Catraieiros, próxima a Casa do Maranhão no Centro, também foi montado um painel instagramável. A arte tem sido atração para os turistas e a população local que visita o local.
Ponte do São Francisco, em São Luís, ganhou decoração especial para a temporada junina.
Divulgação/Governo do Maranhão
Cazumbá e fitas coloridas
Cazumbá colocado na cabeceira da Ponte do São Francisco rendeu nas redes sociais
Redes Sociais
Um dos personagens mais emblemáticos da cultura popular maranhense, também ganhou destaque no São João em 2022. O cazumbá, personagem presente no enredo do bumba-meu-boi do Maranhão, virou item de decoração na Avenida Beira-Mar, na cabeceira da Ponte do São Francisco.
A decoração virou alvo de polêmica e controvérsia nas redes sociais. Entretanto, a fisionomia do cazumbá é proposital, já que egundo as lendas que rodeiam as origens do bumba meu boi, o cazumbá não é homem, nem mulher e nem animal, que está entre a magia e o lúdico.
Fachada da Prefeitura de São Luís (MA) com decoração temática para o São João
Divulgação/Prefeitura de São Luís
A fachada do Palácio de La Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, também ganhou uma decoração temática para o São João. Com cortinas de fitas instaladas em toda a extensão do prédio, a ornamentação é uma referência aos tradicionais cabocos de fitas, personagens do enredo do bumba-meu-boi.
Em alusão as festividades juninas, também foram instaladas no local, as tradicionais bandeirinhas e balões coloridos.