Com baixo nível, Lagoa da Jansen possui mais esgoto do que água; moradores reclamam do mau cheiro


Por causa do nível fluvial abaixo do normal, o que praticamente se vê na lagoa é lama e esgoto, além do forte mau cheiro que incomoda os moradores da região. Moradores reclamam de poluição na Lagoa da Jansen
Há pelo menos uma semana, a Lagoa da Jansen, em São Luís, apresenta um baixo nível de água. Essa situação expõe um problema mais antigo, relacionado ao despejo irregular de esgoto sem tratamento no local.
Por causa do nível fluvial abaixo do normal, o que praticamente se vê na lagoa é lama e esgoto, além do forte mau cheiro que incomoda os moradores da região.
Com baixo nível, Lagoa da Jansen possui mais esgoto do que água; moradores reclamam do mau cheiro
Neto Cordeiro/ Grupo Mirante
De acordo com Fabiano Junqueira Ayres, Secretário-adjunto de infraestrutura do Maranhão, a situação foi causada por um problema no sistema de comportas que permite a reposição de água do local.
“Já diagnosticamos que existe um problema com uma parte do canal que foi construída originalmente na década de 70. Esse canal tem dois trechos, o trecho mais antigo sofreu um recalque e afundou um pouco, ocasionando uma descontinuidade no fluxo da água. Então todas as vezes que a gente abre a comporta, a água que deveria aumentar o nível da lagoa está sendo perdida”, disse.
Problema antigo
Em 2021, a Justiça determinou que o Governo do Maranhão providenciasse a recuperação completa do sistema de troca de água da Lagoa da Jansen. Além disso da manutenção das comportas, o governo estadual teria que implantar um sistema de monitoramento do volume de vazão positiva e negativa e de parâmetros físicos e químicos da água da lagoa.
Ainda de acordo com Fabiano Ayres, todas as exigências feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) foram cumpridas.
“Todas as solicitações foram apresentadas e a gente cumpriu. Esse problema no nível da água é algo novo. Pelo fato desse canal estar enterrado, a gente não teria como detectar mesmo com o monitoramento que fazemos", ressaltou.
Com baixo nível, Lagoa da Jansen possui mais esgoto do que água; moradores reclamam do mau cheiro
Neto Cordeiro/ Grupo Mirante
No entanto, segundo o professor de oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutor em Geociência, Leonardo Gonçalves, o que tem sido feito não é o suficiente para garantir a manutenção do ecossistema da Lagoa da Jansen.
“A gente tá vendo que a lagoa tá com os níveis mais baixos que os normais. Então isso expõe os sedimentos contaminados da lagoa por esgotos, fazendo com que o gás seja disponibilizado para a atmosfera diretamente, sem precisar ter ondas, porque justamente secou o nível da lagoa”, destacou Leonardo.
A TV Mirante questionou a Secretaria de Meio Ambiente sobre os impactos ambientais causados pelo esgoto na Lagoa da Jansen, mas não recebeu resposta do órgão.