Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entenda o fenômeno de cores que está encantando moradores em São Luís nos fins de tarde

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Confira uma galeria com imagens do fenômeno, que foi explicado por especialistas ouvidos pelo g1 Maranhão. Pôr do sol em São Luís tem apresentado uma variedade de cores Felipe Lopes Nos últimos...


Confira uma galeria com imagens do fenômeno, que foi explicado por especialistas ouvidos pelo g1 Maranhão. Pôr do sol em São Luís tem apresentado uma variedade de cores
Felipe Lopes
Nos últimos meses, está bombando nas redes sociais imagens do céu de São Luís durante o final de tarde. São fotos com um céu em diversas cores, em formatos variados, o que não vinha acontecendo nos primeiros meses do ano.
Segundo especialistas, há uma explicação científica para a mudança no tom do céu nesse período entre junho e julho, que está ligado ao fim do período chuvoso e também ao movimento de translação da Terra que coloca São Luís em uma posição privilegiada.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Fim de tarde no Cruzeiro do Anil, em São Luís
Anne Cascaes
O primeiro ponto a se destacar está no fenômeno óptico de difusão das cores da luz branca proveniente do sol e que indica qual cor estará no céu durante o passar do dia.
"Na Terra temos a atmosfera, que é composta por hidrogênio e oxigênio. A luz, quando está a pino, o céu fica totalmente azul, principalmente quando não tem nuvens. A luz chega, é espalhada por essas moléculas que compõem a atmosfera, e como o azul é o menor comprimento de onda, ela simplesmente 'espalha' o azul e absorve todas as outras cores", explica Antonio Oliveira, professor e pesquisador do Departamento de Física na Universidade Federal no Maranhão.
Fim de tarde na Avenida Beira-Mar, em São Luís
Felipe Lopes
Sobre o que acontece no final das tardes em São Luís, há a princípio o ponto em que a Terra está nos meses de junho e julho em relação ao sol, assim como o final do período chuvoso que dão as condições ideais para uma profusão de cores no céu.
"A partir das 17h há uma variação no tom, alaranjado ou avermelhado, às vezes mais azulado. Principalmente agora que está tendo essas pequenas variações na chuva. Cai uma rápida chuva e, no final da tarde, olhando para o horizonte, a luz para chegar até seus olhos percorre um caminho maior porque você está em um local onde há todo um horizonte a ser percorrido. Então a luz vai espalhando em diferentes cores. Então se você olhar uma luz branca em uma superfície em que ela está se espalhando totalmente, se vê várias cores e combinações de cores, principalmente agora com essa variação de chuvas", completa Antonio Oliveira.
Fim de tarde na Praça Gonçalves Dias, em São Luís
Rafael Cardoso
Ou seja, na medida em que luz precisa percorrer um caminho maior até os olhos, como ocorre no final da tarde, as cores do céu podem mudar. Em São Luís, no período após as chuvas, as cores podem ter tons ainda mais belos, chegando a tons rosados.
"À medida que o período chuvoso termina, a produção de nuvens também diminui. Então os raios solares percorrem um caminho maior na atmosfera, sem interferência de nuvem. E quanto mais distância ele percorre na atmosfera, mais ela se decompõe. A luz branca é composta das sete cores do arco-íris, então imagine essas cores se decompondo. Geralmente é no início do amanhecer e no final da tarde. São as cores que sobram e por isso dá aquele tom bonito", aponta Hallan Cerqueira, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão.
Veja abaixo mais fotos do fenômeno em São Luís.
Visão do Espigão da Ponta d'Áreia em um fim de tarde, em São Luís
Bia Guterrez
Pôr do sol com tons em rosa, na Praça Maria Aragão, em São Luís
Rafael Cardoso
Pôr do sol em São Luís
Felipe Lopes
Sol se ponto em visão da Avenida Beira-Mar, em São Luís
Rafael Cardoso

Deixe sua Opinião

Ultimas Noticias

Siga a Gente

--:--
--:--
  • cover
    Rede Mano Santana
  • cover
    Mirante FM