Escola de Música do Maranhão comemora aniversário com programação musical gratuita


Programação será nesta sexta-feira (13) com o grupo musical “Instrumental Pixinguinha”, especializado no gênero chorinho. Escola de Música do Maranhão comemora aniversário com programação musical gratuita
Reprodução/TV Mirante
Uma vasta programação cultural vai celebrar os 48 anos de fundação da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, que comemora a data nesta sexta-feira (13). Para festejar o dia, a escola preparou uma programação musical gratuita que acontecerá no auditório de sua sede na Rua da Estrela, 363, Praia Grande, a partir das 15h30.
A programação começará com o grupo musical “Instrumental Pixinguinha”, especializado no gênero chorinho. Em seguida, a soprano Rose Nogueira, ex-aluna da escola, e o tenor Sérgio Pacheco, sobem ao palco acompanhados pela pianista e professora Rose Fontoura para um recital de canto lírico com árias de óperas e canções eruditas.
A programação seguirá com a “Camerata Ludovicense de Violões”, grupo formado por alunos, ex-alunos e demais violonistas da nossa cidade, sob a regência do professor Roberto Froes. A programação se encerrará com a apresentação da “Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale”, também formada por alunos, ex-alunos e músicos de diversos instrumentos de nossa cidade, sob a regência do professor Edson Cosmos.
Histórico
Inaugurada em maio de 1974, através do Decreto Lei 5.267, de 21/07/74, a Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico).
Após ter três endereços diferentes, instalou 'morada' fixa em um sobrado do século XVIII, na Rua da Estrela, Centro Histórico, na ex-residência da professora de piano Lilah Lisboa de Araújo, que empresta seu nome à escola.
O prédio foi restaurado para abrigar a EMEM, sendo equipado com salas de aula e um auditório de 180 lugares. Funcionando nos três turnos, atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia, Percepção Musical etc, oferecidas semestralmente. O ingresso é feito mediante processo seletivo previamente divulgado.