Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estudantes participam de Encontro de Física no Instituto da Aeronáutica e trabalho é premiado

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
As estudantes da UEMASUL Ana Beatriz Monteiro dos Santos e Liliana Souza do Carmo, foram selecionadas através de suas pesquisas e participaram do XV Encontro de Física do Instituto Tecnológico...

As estudantes da UEMASUL Ana Beatriz Monteiro dos Santos e Liliana Souza do Carmo, foram selecionadas através de suas pesquisas e participaram do XV Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (EFITA). Uma das pesquisas, desenvolvida por Liliana Souza, “A determinação do estado de 4 qubits com um algoritmo de busca quântica” ficou em 3º lugar em melhor trabalho de graduação.

O estudo premiado é um projeto de iniciação científica que teve início em 2018, tendo seus objetivos e informações iniciais apresentados no XIII Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no ano de 2019. Já nesta edição do encontro, em 2022, foram apresentados os resultados do trabalho de pesquisa.

A pesquisa “A determinação do estado de 4 qubits com um algoritmo de busca quântica” demonstrou o desempenho do Algoritmo de Grover e como mitigar os ruídos presentes nos resultados de um computador quântico. Assim, foi demonstrado a determinação de um estado utilizando computadores quânticos da IBM com diferentes qubits e a diminuição dos ruídos nos resultados obtidos, chegando a conclusão que os computadores quânticos podem desenvolver de maneira mais eficiente a busca de elementos em um certo banco de dados com itens desordenados, do que um computador usual.

Já a acadêmica Ana Beatriz Monteiro teve seu trabalho “Construção e comparação de modelos de microscópios de baixo custo para o ensino de Óptica” selecionado para apresentação na categoria de Ensino de Física. Essa é a sua primeira participação no Encontro de Física do ITA.

O trabalho de Ana Beatrizconstrói e demonstrar a capacidade de opções alternativas de microscópios com baixo custo financeiro, voltados ao ensino de física. O trabalho obteve modelos de microscópios com capacidade de visualizar detalhes imperceptíveis a olho nu, e concluiu que a construção de microscópios no ensino básico é um projeto interdisciplinar, uma vez que agrega as disciplinas de Física, Artes e Biologia, envolvidas nas etapas de construção, decoração e utilização do equipamento, respectivamente.

Imagens de Notícias de Imperatriz
Acadêmica da UEMASUL Ana Beatriz Monteiro dos Santos

Deixe sua Opinião

Ultimas Noticias

Siga a Gente

--:--
--:--
  • cover
    Rede Mano Santana
  • cover
    Mirante FM