Feira do Empreendedor teve programação especial para mulheres de negócios


Programação incluiu lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, painel e masterclass gratuita com a jornalista Salette Lemos e Nina Silva, do Movimento Black Money.
Feira do Empreendedor: ambiente de valorização do empreendedorismo feminino.
Divulgação
A Feira do Empreendedor 2022, organizada pelo Sebrae com correalização do Governo do Estado do Maranhão, converteu-se também em um espaço de fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Nos quatro dias de realização da Feira, que aconteceu no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, no período de 31/03 a 03/04, foi realizada uma série de ações e atividades focadas no apoio à mulher de negócios e fortalecimento dos empreendimentos liderados por mulheres no Maranhão, em um total de sete horas de atividades, que incluiu palestras e painéis, além do lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Programação valorizou força da empreendedora maranhense.
Divulgação
A programação especial foi uma demonstração de reconhecimento e valorização da representatividade feminina entre os empreendedores do Maranhão, segundo avaliou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Rachel Jordão.
Para ela, “apoiar as mulheres que empreendem é fundamental para estimular o crescimento da participação feminina no universo empresarial, mas de forma qualificada, ampliando assim a força da mulher de negócios em nosso estado”. “Por isso”, frisa a diretora, “fizemos questão de incluir no maior evento de empreendedorismo do Maranhão várias atividades voltadas para esse público, que tem sido atendido pelo Sebrae nos últimos anos, por meio de projetos como o Delas, com resultados bastante expressivos, que tem ajudado a reforçar os números do empreendedorismo feminino no estado”.
Entusiasta do empreendedorismo feminino, diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Rachel Jordão, comandou painel Elas por Elas!, na Feira do Empreendedor.
Divulgação
Como parte da programação voltada ao público feminino, aconteceu a palestra “Liderança Feminina no mundo dos Negócios”, com a consultora Árina Ribeiro e a palestra masterclass com Nina Silva, com o tema “Empreendedorismo e Diversidade”. Nina Silva é CEO e uma das fundadoras do Movimento Black Money, empresária, colunista da MIT Sloan Review e Exame, foi premiada como a Mulher mais Disruptiva do Mundo pela Women in Tech Global Awards 2021; uma das 20 Mulheres mais Poderosas do Brasil, pela Forbes e uma das 100 pessoas afrodescendentes mais Influentes do Mundo abaixo de 40 anos, pela MIPAD.
No domingo, último dia da Feira do Empreendedor, a programação foi concentrada no auditório Terezinha Jansen 1, onde aconteceu o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com participação do gerente de Relacionamento com o Cliente do Sistema Sebrae, Ênio Pinto.
Fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva falou sobre a diversidade e empreendedorismo, tendência forte no mercado atualmente.
Divulgação
Em seguida foi realizado o painel Mulher de Negócios: Elas por Elas!, que teve como mediadora a diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Rachel Jordão, e contou com a participação das empresárias Livia Viana (Ela Faz), Nilma Souza (Soar Autopeças), Kécia Reis (Acelera Inteligência Contábil) e Mirella Alves (Fazenda Santa Rosa-Imperatriz/MA), participantes do Projeto Delas Sebrae Mulher de Negócios de São Luís/MA, Caxias/MA e Imperatriz/MA.
A jornalista Salette Lemos encerrou a programação especial com a palestra masterclass “A economia do salve-se quem puder! Salette Lemos”. “Nestes últimos anos, o mundo mudou de forma desordenada. A pandemia parou a forma de pensar e de agir das pessoas “, informou a jornalista. E continuou: “Com isso, também os consumidores e as relações mudaram. O empreendedor teve que ocupar novos espaços, como é o caso da Internet. A web possibilitou essa ligação com o seu cliente”, disse.
Em masterclass, Salette Lemos abordou cenários da economia atual para empreendedores.
Divulgação
Além dessas atividades especiais, nos demais espaços da Feira e nas Arenas do Conhecimento, as mulheres de negócios tiveram à disposição vasta programação disponível no site do evento (feiradoempreendedor.sebraema.com), focada nas necessidades da empreendedora iniciante e de quem já empreende em um pequeno negócio.
Feira do Empreendedor 2022 – Com uma programação focada no conhecimento, inovação, capacitação, oportunidades e empreendedorismo, a décima edição da Feira do Empreendedor teve como parceiro correalizador o Governo do Estado.
Foram patrocinadores, o Sistema Fiema, com participação do Sesi/MA, Senai/MA, Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MA e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Faema-Senar/MA e Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP; Star 1; Grupo Equatorial Energia/Enova; Fecomércio/MA, com ações do Sesc/MA; Alvorada Motos; Acústica Produções; Suzano; Safemed/Vitalmed; JR Voltz, Sinduscon/MA, Vale, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
A Feira teve o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate e da Agência Espacial Brasileira – AEB e Prefeitura de São Luís. E, como correalizador do evento, o Governo do Estado participa com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, Indústria, Comércio e Energia- SEINC, Junta Comercial do Maranhão – Jucema e Programa Produzido no Maranhão.
Links úteis
Sebrae
Sebrae-MA
feiradoempreendedor.sebraema.com

Parceiros e Instituições mencionados
Correalizador do Evento: Governo do Estado do Maranhão
Sistema Fiema
Sesi/MA
Senai/MA
Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MA
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF
Senar/MA
Faema-Senar/MA
Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP
Star 1
Alvorada Motos
Grupo Equatorial Energia
Fecomércio/MA
Sesc/MA
Safemed
Suzano
JR Voltz
Banco do Brasil
Sinduscon/MA
Acústica Produções
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia – SEINC
Junta Comercial do Maranhão – Jucema
Associação Catarinense de Tecnologia – Acate
Agência Espacial Brasileira – AEB
Prefeitura de São Luís