Feriado de Tiradentes: veja o que abre e o que fecha em São Luís


Comércio, supermercados, órgãos públicos e instituições financeiras terão seus horários alterados durante o feriado. SÃO LUÍS (MA) – Movimento na Rua Grande, principal rua do comércio popular de São Luís, durante a pandemia em 2020
Adriano Soares/Grupo Mirante
O feriado de Tiradentes, comemorado nesta quinta-feira (21), altera o funcionamento de serviços e estabelecimentos em São Luís.
O g1 listou as principais alterações abaixo. Confira:
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes.
Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas nesse dia das 8h às 18h, enquanto as lojas situadas nos Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 22h.
Para o funcionamento, as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos empregados convocados para o trabalho.
Órgãos Públicos
A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP) informa que, de acordo com o Decreto Estadual nº 37.205, de 22/11/2021, não haverá expediente nesta quinta-feira (21), devido ao feriado nacional em que se comemora o dia de Tiradentes. A Segep reforça que serão mantidos os serviços considerados de natureza essencial. As atividades serão retomadas, normalmente, na sexta-feira (22).
Bancos
As agências bancárias não vão funcionar nesta quinta-feira (21). Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes. O funcionamento das agências bancárias retomarão as suas atividades nesta sexta-feira (22).
Lotéricas
O Sindicato dos Lotéricos informou que as casas lotéricas irão fechar nesta quinta-feira (21) e só voltarão a funcionar em expediente normal nesta sexta-feira (22).
Shoppings
Tropical Shopping – Lojas e praça de alimentação irão funcionar em horário normal das 9:00 às 21:00 horas;
Shopping da Ilha – Lojas, quiosques, praça de alimentação, cinema e lazer estarão abertos ao público no horário das 10h às 22h;
Rio Anil Shopping – Lojas e Quiosques, Praça de Alimentação e Lazer, abrem das 10h às 22h. A Smart Fit abre das 8h às 14h. Lotérica, Banco Bradesco e Cartório estarão fechados. Mateus Supermercado abre das 9h às 22h.
Supermercados
O Grupo Mateus informa que todas as suas lojas vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (21), que é comemorado o feriado de Tiradentes.
Energia elétrica
A Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial, credenciados e postos E+ Reciclagem não funcionarão, em todo o Maranhão nesta quinta-feira (21). A Distribuidora orienta que os clientes antecipem sua reciclagem ou ida aos pontos de atendimento, caso desejem resolver algo presencialmente, ou aguardem o retorno das atividades nesta sexta-feira (22).
Serviços como informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação ou realizar cadastro de tarifa social baixa renda podem ser realizados pelos Canais de Atendimento 24h da distribuidora.