Grupo Dimensão reforma escola comunitária que atende 70 crianças em São Luís


O Instituto Valdimiro Soares funciona na Vila Conceição, região do bairro Altos do Calhau, e atende, majoritariamente, crianças da comunidade As salas de aula ganharam mais espaço após ampliação feita pela Dimensão Engenharia.
Adriano Soares / Grupo Mirante
O acesso à educação é um direito fundamental, de natureza social, garantido pela Constituição Federal Brasileira a todas as pessoas. Com um poder transformador de mudar vidas e realidades, o processo de aprendizado prepara cidadãos para o futuro e incentiva famílias, escolas e comunidades na busca por se complementarem e traduzirem nesse caminho.
Algo que faz toda a diferença na qualidade do aprendizado de crianças e adolescentes é, também, uma boa estrutura física escolar, com salas de aulas confortáveis, cadeiras adequadas, teto, piso e paredes seguros. Tudo isso requer recursos, investimentos e mão de obra para que possa ser ofertado, de forma digna, aos estudantes e toda a comunidade escolar.
Em São Luís, no bairro Vila Conceição, região do Altos do Calhau, há 16 anos o Instituto Valdimiro Soares oferece educação de qualidade a crianças da comunidade, de forma gratuita. Com uma estrutura pequena, o Instituto atende cerca de 70 estudantes nos turnos matutino e vespertino, com turmas que vão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.
Estudantes ganharam mais conforto e espaço para assistir às aulas
Adriano Soares / Grupo Mirante
Fundada por uma das líderes comunitárias da Vila Conceição, Lourdes Soares, o instituto leva o nome do pai, que também é fundador e primeiro morador do bairro, Valdimiro Soares, com 86 anos atualmente. Lourdes conta que o instituto nasceu tendo em vista a falta de escolas próximas para que mães e pais pudessem matricular seus filhos.
“Essa ideia surgiu a partir de um grupo de mães que não tinha onde colocar seus filhos para estudar. O meu pai tinha aqui uma associação de moradores, que foi onde criamos a escola comunitária do bairro para atender a necessidade dessas mães”, conta Lourdes Soares, que atualmente é gestora do instituto.
O Instituto Valdimiro Soares atende cerca de 70 crianças, nos dois turnos.
Adriano Soares / Grupo Mirante
Todas as pessoas que trabalham no instituto são voluntários da própria comunidade da Vila Conceição, que dispõem do seu tempo para ajudar na formação de outras pessoas, como é o caso da professora Lilaesse Caxias, que trabalha no local há dois anos e tem um belo exemplo da importância do instituto na vida de crianças da comunidade que já estudaram na instituição.
“Minha filha, que atualmente tem 19 anos, estudou aqui no Instituto Valdimiro Soares na Educação Infantil. Hoje, ela cursa Letras na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Isso me deixa muito feliz enquanto mãe e professora. Espero que esse seja o caminho de muitas outras crianças que aqui estão ou já passaram”, afirma a professora.
O instituto, que existe há 17 anos, fica localizado no bairro Vila Conceição, na região do Altos do Calhau.
Adriano Soares / Grupo Mirante
Apoio do Grupo Dimensão
Há pouco mais de um ano, o Grupo Dimensão tem sido um grande apoiador e parceiro do Instituto Valdimiro Soares, na Vila Conceição. Em pouco tempo de parceria, muita coisa já foi feita na estrutura física do local, oferecendo mais conforto e segurança a toda a comunidade escolar.
Entre as melhorias feitas pelo Grupo Dimensão na sede do Instituto Valdimiro Soares, estão o melhor aproveitamento dos espaços, como a ampliação das salas de aula e redução de corredores, que antes eram muito largos. Além disso, foi instalado forro de PVC em todas as salas e demais dependências do prédio, troca de portas e outras doações.
Segundo a gestora do instituto, a parceria com a Dimensão é de grande importância e só fortalece o trabalho desenvolvido na comunidade da Vila Conceição, visto que na instituição não é cobrado nenhum tipo de mensalidade.
“A gente só tem a agradecer essa parceria do Grupo Dimensão para a organização dessas turmas. Antigamente, a gente não suportava nem 10 alunos em uma turma. Hoje, a gente pode matricular 15, 16 crianças em cada turma”, diz Lourdes Soares.
Antônio Barbosa, presidente do Conselho da Dimensão, conta que a ideia de ajudar o Instituto Valdimiro Soares vem de uma política da empresa de oferecer serviços de cunho social em regiões no entorno dos seus empreendimentos, como é o caso do condomínio Space Calhau II, situado no bairro Altos do Calhau, que já está em fase final de obras.
Nós queremos oferecer algo a mais para a nossa sociedade. Algo que vai muito além da realização do sonho da casa própria para alguns, mas a garantia de um futuro melhor, por meio da educação, para todos, em especial, nossas crianças. Esse é apenas um dos nossos projetos sociais, temos muitos outros, todos voltados para a formação educacional, como é o caso do projeto Conecta, que oferece preparação gratuita para o vestibular para os jovens que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio.
Empresa Amiga da Criança
Outra iniciativa do Grupo Dimensão voltada para crianças e adolescentes, foi a certificação, em 2021, como Empresa Amiga da Criança, concedida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).
Criado em 1995, o programa Empresa Amiga da Criança tem por objetivo engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, além de estimular a responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.
Grupo Dimensão 30 anos
O Grupo Dimensão comemora 30 anos, em 2022, e conta com empresas nas áreas de construção civil, indústria de aços longos e planos, indústria de PVC, distribuição de aços de aços e prestação de serviços. É um dos grupos mais conhecidos e respeitados em todo o Maranhão pela qualidade de seus empreendimentos, produtos e serviços e, também, por sua política social que tem mudado inúmeras realidades ao longo dos anos.
O sonho de muitas famílias maranhenses é a conquista da casa própria e, nos últimos 30 anos, o Grupo Dimensão tem a alegria de fazer parte desse momento tão especial que, geralmente, é fruto de uma batalha diária de esforços. Durante essa jornada, a Dimensão conecta ideias e coleciona muitas histórias com clientes, colaboradores e parceiros.
Selo comemorativo
Para marcar os 30 anos, o Grupo Dimensão lançou um selo comemorativo, que traz a representação da arquitetura local, onde estão as origens e raízes da empresa. Portas, janelas, azulejos, cores e humanidades são destaques da identidade.
“Este também é um momento para reafirmamos nosso compromisso de realizar sonhos, valorizar as famílias maranhenses e contribuir para o desenvolvimento do estado, para ampliar horizontes e continuar entrelaçando rumos, de olho no futuro”, ressalta Antônio Barbosa, presidente do Grupo Dimensão.