Hemomar diz que o banco de sangue está em situação crítica e pede doações


Há risco de desabastecimento nos hospitais. Campanha tenta conscientizar a população sobre a importância de doar sangue para o atendimento público de saúde, que pode salvar vidas. Hemomar divulga horários de funcionamento durante as festas de fim de ano.
Divulgação/Governo do Maranhão
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) informou que está em situação crítica para todos os tipos de sangue há pelo menos duas semanas, em São Luís.
O problema pode causar desabastecimento nos hospitais e trazer riscos à vida de pacientes que precisam de transfusão ou em cirurgias.
No mês de junho, uma campanha tenta conscientizar as pessoas a realizar as doações como forma de salvar vidas. Quem puder doar, a ação pode ser feita na sede da Hemomar, no bairro da Jordoa.
Segundo o governo do Maranhão, grande desafio tem sido tornar o ato de doação um hábito frequente. A meta ainda é fidelizar os doadores voluntários e trazer novos doadores à rede de doação.
Critérios para a doação
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.
As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Informações e agendamentos também podem ser feitas pelo número (98) 99232-8496.