Maranhão inicia aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos


No Maranhão, aproximadamente 477.451 adolescentes estão aptos para tomar a terceira dose da vacina contra a doença. Maranhão inicia aplicação da 3ª dose contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos
Ilano Lima
O Maranhão começou, nessa segunda-feira (30), a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com a dose de reforço contra a Covid-19. O avanço da vacinação para este público foi recomendado pelo Ministério da Saúde através de nota técnica enviada aos estados. No Maranhão, aproximadamente 477.451 adolescentes estão aptos para tomar a dose de reforço da vacina contra a doença.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza quatro pontos na capital, no IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e nas policlínicas Cidade Operária e Vinhais.
Também está disponível no Maranhão a 4ª dose da vacina para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal que pode ser um RG ou certidão de nascimento e a carteira de vacinação.