Novo sistema permite desconto de até 40% no pagamento de multas de trânsito em São Luís


Para obter o desconto, o proprietário do veículo deve aderir ao SNE por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Agentes da SMTT em barreira de fiscalização na Avenida Carlos Cunha em São Luís (MA)
Adriano Soares/Grupo Mirante
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), aderiu ao Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que garante desconto de até 40% no pagamento das multas de trânsito para os condutores autuados pelo órgão municipal.
Para obter o desconto, o proprietário do veículo deve aderir ao SNE por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Ao se cadastrar no sistema, o motorista passa a ser comunicado eletronicamente sobre as notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo SNE.
Confira o passo a passo se cadastrar no sistema:
Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
Criar cadastro ou fazer login no sistema GOV.BR;
Cadastrar todos os documentos solicitados no aplicativo como o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do carro.
Após essas etapas, o condutor deve fazer adesão ao SNE. A partir disso, ele passa a receber eletronicamente todas as notificações referentes a infrações de trânsito em vez de receber o documento em sua residência.
Além dos descontos que podem chegar a até 40% do valor da multa, quem aderir ao SNE pode indicar o principal condutor do veículo cadastrado, realizar o pagamento de multas de trânsito diretamente no aplicativo e acompanhar digitalmente as notificações e o status das infrações.
O desconto de até 40% é válido para as infrações cometidas após a adesão do aplicativo pelo usuário. O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.