População recebe consultas para prevenir glaucoma no Maranhão


Para ter acesso aos serviços oferecidos a população deve comparecer no horário e local estabelecido e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Uveíte pode desencadear outros problemas nos olhos, como catarata, glaucoma e edemas de retina
Unsplash
A partir desta quinta-feira (12) até o próximo domingo (15) a população de sete municípios da Regional de Caxias será beneficiada com as ações do Programa do Glaucoma, ação do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Para ter acesso aos serviços oferecidos através do Programa do Glaucoma, a população deve comparecer no horário e local estabelecido e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
A partir desta quinta recebem as ações do Programa do Glaucoma as cidades de Buriti, Duque Bacelar, Afonso Cunha, Coelho Neto, Aldeias Altas, Caxias e São João do Sóter. Nesses locais, os pacientes serão contemplados com consultas para a detecção de lesão ocular, além de consultas de retorno e distribuição de medicamentos para pacientes já cadastrados no programa.
O glaucoma é uma lesão no nervo que liga o olho ao cérebro, geralmente devido à alta pressão ocular. Entre os principais sinais e sintomas estão: a perda do campo visual, o aumento da pressão intraocular causando dor nos olhos e, em alguns casos, náuseas e distúrbios súbitos de visão.