Sebrae, Fiema e BNB garantem apoio aos pequenos negócios na retomada


Acordos firmados na Expo Indústria beneficiam empreendedores, democratizando acesso a serviços financeiros, inovação e capacitação. Sebrae comemora resultados do evento. Salão do Empreendedor, espaço do Sebrae na Expo Indústria, reuniu ações que beneficiaram expressivo número de pequenos negócios.
Divulgação
A semana foi de balanço de resultados e definição de estratégias para as instituições e empresas que realizaram ou participaram da maior feira multissetorial do estado, a Expo Indústria, realizada pelo Sistema Fiema e com correalização do Sebrae e outros parceiros.
A instituição, de referência no empreendedorismo do País, levou para o evento cerca de 40 ações voltadas, voltadas principalmente para micro e pequenas empresas industriais, especialmente dos segmentos de moda, vestuário, turismo, agronegócios, tecnologia, inovação e finanças.
Estivemos presentes em diversos espaços e programações técnicas da feira, de modo a levar o empreendedorismo e a sustentabilidade na gestão para todos os visitantes da feira que já empreendem ou que estavam dispostos a iniciar sua jornada empreendedora. Além disso, fortalecemos parcerias institucionais importantes, que levarão ações para além do período do evento, e ampliarão os benefícios a esses empreendedores maranhenses.
Superintendente do Sebrae/MA, Albertino Leal, assina acordo de cooperação em benefício dos pequenos negócios de todo o Maranhão.
Divulgação
Durante a Expo Indústria, foram assinados dois termos de cooperação mútua com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e com o Banco do Nordeste (BNB). O primeiro, firmado entre Sebrae e Fiema, formalizou a implementação de ações conjuntas para acesso à educação empreendedora, orientação gerencial, inovação, mercado e finanças para empreendimentos atendidos pelas duas instituições, por meio de capacitações e consultorias, até dezembro de 2022, no âmbito do Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiema (NAC).
Assinaram este acordo, o então presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Raimundo Coelho; os diretores Superintendente, Albertino Leal de Barros Filho, e Técnico, Mauro Borralho; o presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o Superintendente da Federação, César Miranda.
Com este acordo de cooperação, o Sebrae fortalece sua parceria com o Sistema Fiema, com perspectivas de ampliação das nossas ações para os pequenos negócios da indústria, dando atenção principalmente ao aspecto gerenciais. Mais uma vez, o Sebrae e a Fiema somam forças para ajudar os pequenos negócios a se desenvolver, com sustentabilidade.
O presidente da Fiema, agradeceu a parceria com o Sebrae. “Esse acordo é importante para o desenvolvimento de negócios no nosso estado. Assim, convoco as empresas maranhenses a aproveitarem esse instrumento de apoio e fortalecimento, que é destinado à quem empreende e gera riqueza no Maranhão”, disse Baldez na ocasião.
BNB: democratizando o acesso ao crédito
Parceria Sebrae/BNB reforça ações para ampliar acesso ao crédito e serviços financeiros.
Divulgação
No mesmo dia, foi assinado um segundo instrumento de cooperação: Sebrae e Banco do Nordeste firmaram Acordo de Cooperação Técnica, que reforça a parceria de longa data entre as duas instituições. O documento prevê ações conjuntas com foco na elevação da competitividade dos pequenos negócios, promovendo acesso à inovação e ampliação do acesso ao crédito e de serviços financeiros operados pelo BNB para as MPE’s.
Serão beneficiados empreendedores informais, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas rurais e urbanas, na área de atuação do Sebrae e do BNB, no Maranhão. Além do então presidente do CDE e dos dois diretores do Sebrae, assinou esse segundo acordo o superintendente do BNB e Conselheiro do Sebrae, Danivan Lacerda.
“Formalizamos a parceria que já existe há anos com o Sebrae e com isso reforçamos a prestação de assistência técnica e orientação aos clientes de micro e pequeno porte do Banco do Nordeste. Tenho certeza de que, a partir das cadeias produtivas trabalhadas pelo Sebrae e da atuação conjunta com o BNB, a tendência é que o ambiente de negócios para as MPE’s melhore no âmbito do estado do Maranhão”, afirmou Lacerda.
Para o diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal de Barros Filho, os acordos firmados na Expo Indústria Maranhão representam a união das entidades empresariais, de fomento empresarial e instituições financeiras na busca pelo desenvolvimento do estado.
Fiema e Sebrae se unem para oferecer soluções que vão ajudar a elevar competitividade dos pequenos negócios do Maranhão.
Divulgação
“O Sebrae se fez presente na Expo Indústria Maranhão ao oferecer oportunidades de negócios para as empresas de micro e pequeno porte, além de levar qualificação, aconselhamento técnico e atendimento em geral para empresários e potenciais empresários que participaram da iniciativa e criando formas para acessar crédito disponível para MPE’s. Participamos com o espírito de quem quer contribuir com o desenvolvimento da economia do nosso estado”, disse Leal.
CAPACITAÇÃO
Salão do Empreendedor assegurou oportunidades de capacitação para empreendedores em diversas áreas durante os quatro dias da Expo Indústria.
Divulgação
Durante os quatro dias de Expo Indústria Maranhão, o Sebrae no Maranhão capacitou e atendeu 863 empresários e potenciais empresários em 39 palestras, workshops, talk shows, painéis, oficinas e encontros de negócios em diversos temas, realizadas no Salão do Empreendedor, no Maranhão Fashion Week, Seminário de Gestão e Moda, Expo Turismo e Encontro Maranhense de Negócios em Turismo.
Além disso, sete empresas de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas, atendidos pelos programas Sebraetec e AgroNordeste, puderam exibir e comercializar seus produtos no Salão do Empreendedor e outras oito empresas do segmento de vestuário e moda participaram da Loja Colaborativa montada com apoio do Sebrae durante o Maranhão Fashion Week.
O Sebrae ofereceu ainda um balcão de atendimento dentro do Salão do Empreendedor, para que empresários e potenciais empresários pudessem ter acesso à orientação empresarial, consultorias e mentorias e onde puderam ter acesso a informações de soluções Sebrae para seus negócios ou para formatar suas ideias de negócios.
Na Expo Turismo e no Seminário Maranhense de Negócios Turísticos, o Sebrae atendeu empresários e potenciais empresários com capacitação e nas exposições de atrativos turísticos dos 10 polos maranhenses.
“A programação foi toda montada visando levar conhecimento e interação para as MPE’s maranhenses e proporcionar network para as empresas que foram aos eventos que organizamos ou que atuamos como parceiros durante a Expo Indústria Maranhão. Atingimos todas as metas que estipulamos para alcançarmos e encerramos nossa participação com uma contribuição maior do que fizemos para edição de 2019. Estamos com sentimento de dever cumprido”, afirmou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.
Além da atuação nos eventos da Expo Indústria Maranhão, o Sebrae ainda contribuiu interiorizando o alcance da iniciativa ao organizar três caravanas com 82 empresários e lideranças empresariais de 12 cidades do interior do estado – Imperatriz, Barreirinhas, Tutóia, Paulino Neves, Araioses, Humberto de Campos, Grajaú, Barra do Corda. Jenipapo dos Vieiras, Arame, Sítio Novo e Amarante.
Todos os caravaneiros são representantes de entidades empresariais e MPE’s atendidos pelo Sebrae com as mais diversas soluções e serviços que a instituição oferece. O objetivo dessas caravanas é dar acesso ao conhecimento e network proporcionado por uma feira como a Expo Indústria Maranhão, como forma de capacitar os empresários maranhenses e contribuir para a criação de um ambiente de negócios saudável e estimulante para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.
Links úteis
Expo Indústria Maranhão 2002
Banco do Nordeste
Sebrae
Sebrae-MA
Sistema Fiema
Canais de Atendimento Sebrae
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800 (Também funcionando como WhatsApp)
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter