Terminal provisório da Cohama começa a funcionar em SL; estrutura foi montada após interdição do terminal de integração


O terminal provisório deverá funcionar durante 15 dias, que é o tempo previsto para que seja finalizada a obra de reforma do telhado do Terminal Cohama/Vinhais. Na manhã desta sexta-feira (25), começou a funcionar a estrutura provisória do Terminal da Cohama, em São Luís, que foi montada para atender os usuários do sistema de público de transporte, que utilizam as linhas de ônibus que integram o Terminal Cohama/Vinhais, que está interditado após parte do telhado do terminal ter caído no último sábado (19), durante a forte chuva que atingiu a capital maranhense.
A estrutura provisória foi montada pela Viação Primor, empresa concessionária responsável pela manutenção do terminal (veja ao final da matéria como está funcionando a estrutura). O terminal provisório deverá funcionar durante 15 dias, que é o tempo previsto para que seja finalizada a obra de reforma do telhado do Terminal Cohama/Vinhais.
O local funcionará de forma emergencial para minimizar os transtornos aos cerca de 80 mil usuários do terminal de integração interditado.
O acordo para que a estrutura fosse instalada foi decidido em audiência de conciliação, mediada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que estabeleceu ainda prazo para os reparos no terminal.
“Convidamos os representantes da Prefeitura de São Luís e da Viação Primor para mediarmos um acordo com o objetivo de garantir os direitos dos usuários do Terminal de Integração Cohama/Vinhais, que desde a interdição do local estão sem um espaço adequado e seguro para o embarque e desembarque nos coletivos. Felizmente, as partes chegaram a um acordo que vai permitir minimizar o problema em prazo curto”, afirmou o juiz Douglas de Melo Martins, titular da vara.
O projeto do terminal provisório foi elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que também ficará responsável pela operacionalização das linhas e áreas acessíveis para embarque e desembarque dos passageiros.
E cabe, ainda, à Prefeitura de São Luís fazer as intervenções asfálticas e de limpeza da via, sinalização horizontal e vertical e a instalação de tapumes para isolar a estrutura do restante do terminal, garantindo a segurança dos passageiros.
No local, foram instaladas 20 tendas de 4mx4m, oito banheiros químicos bem como a estrutura para o embarque e desembarque dos passageiros, serviços que ficaram sob a responsabilidade da Viação Primor.
Como funciona a estrutura
O terminal provisório tem duas entradas para embarque e desembarque de 80 mil passageiros usuários do sistema. São elas:
Pela Avenida Jerônimo de Albuquerque: após o estacionamento do Hospital São Domingos
Pela Avenida Daniel de La Touche: na laterial do Terminal Cohama/Vinhais
Segundo a prefeitura, está havendo sinalização horizonal e vertical em toda a extensão da Rua Aldebran (paralela ao Hospital São Domingos), incluindo uma faixa de pedestres. Neste local, também estão localizados os banheiros químicos.
Há duas plataformas em cada entrada, com embarque e desembarque no sentido Centro e para os bairros (Veja como fica abaixo).
PLATAFORMA 1 – Lateral do Hospital São Domingos
Sentido Centro
T051 – TERM.COHAMA / SÃO CRISTÓVÃO / HOLANDESES
T056 – SANTA ROSA / SÃO FRANCISCO
T440 – RAPIDÃO COHAB
T551 – ALTO DO ANGELIM / TERMINAL
T090 – BR 135
T035 – RIBEIRA / IPASE
T055 – PARQUE VITÓRIA / SÃO FRANCISCO
T085 – J.DAS MARGARIDAS/J.PAULO
Sentido Bairro
T054 – VICENTE FIALHO
T059 – DIVINEIA / SÃO LUIS SHOPPING
T052 – COHAMA
T053 – VINHAIS IPASE
T978 – RAPOSA / SÃO FRANCISCO
A553 – RECANTO FIALHO / TERMINAL COHAMA
A557 – ARIRIZAL / TERMINAL COHAMA
A558 VIVENDAS /TERMINAL COHAMA
PLATAFORMA 1 – Lateral do Hospital São Domingos
Prefeitura de São Luís/Divulgação
PLATAFORMA 2 – Lateral do Terminal da Cohama, com acesso pela Avenida Jerônimo de Albuquerque
Sentido Centro
T054 – VICENTE FIALHO
T059 – DIVINEIA / SÃO LUIS SHOPPING
T052 – COHAMA
T053 – VINHAIS IPASE
T470 – RAPIDÃO BACANGA
T402 – PONTA D’AREIA
T407 – CALHAU TRIBUZZI
T409 – PENÍNSULA HOLANDESES
T450 – RAPIDÃO HOLANDESES
T978 – RAPOSA / SÃO FRANCISCO
Sentido Bairro
T051 – TERM.COHAMA / SÃO CRISTÓVÃO / HOLANDESES
T506 – VINHAIS / SÃO FRANCISCO
T056 – SANTA ROSA
T551 – ALTO DO ANGELIM / TERMINAL
T090 – BR 135
T035 – RIBEIRA / IPASE
T460 – RAPIDÃO SÃO CRISTÓVÃO
T057 – BEQUIMÃO / IPASE
T058 – BEQUIMÃO / SÃO FRANCISCO
T055 – PARQUE VITÓRIA / SÃO FRANCISCO
T 085 – J.DAS MARGARIDAS / JOÃO PAULO
T440 – RAPIDÃO COHAB
A556 – BEQUIMÃO / TERMINAL
A711 – VILA LUIZÃO / TERMINAL
A554 – PEDRA CAÍDA / TCV / TCC
A552 – PRIMAVERA / TERMINAL
A555 – RECANTO VINHAIS / TERMINAL
A580 – HAB.TURU / TERMINAL
A582 – ALTO DO TURU / TERMINAL
A584 – BOM JARDIM / TERMINAL
A585 – PARQUE JAIR / TERMINAL
A955 – CIDADE VERDE / TERMINAL
A957 – IGUAÍBA / TERMINAL
A586 – PARQUE ARAÇAGI / TERMINAL
PLATAFORMA 2 – Lateral do Terminal da Cohama, com acesso pela Avenida Jerônimo de Albuquerque
Divulgação/Prefeitura de São Luís
Segurança
A Prefeitura afirma que agentes de trânsito estão atuando em pontos estratégicos para organizar o trânsito e a Guarda Municipal faz a segurança do local em regime de plantão.
Para auxiliar os usuários do transporte, agentes do terminal estão no local prestando assistência.
Intervenções no terminal
Segundo o acordo firmado na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, enquanto o terminal provisório estiver funcionando, a Viação Primor deve realizar os trabalhos no Terminal de Integração Cohama/Vinhais. Inicialmente, a concessionária fará reparos emergenciais nas plataformas 3 e 4 para que eles possam ser desinterditados e o terminal volte a funcionar de forma parcial utilizando estas duas plataformas.
Após a desinterdição das plataformas 3 e 4, a Viação Primor terá prazo de 90 dias para realizar a reforma completa das plataformas 1 e 2 do terminal. Quando as obras forem concluídas, as plataformas 3 e 4 voltarão a ser interditadas e o terminal funcionará parcialmente nas plataformas 1 e 2.
E em até 60 dias a Viação Primor deverá fazer a reforma das plataformas 3 e 4, possibilitando a reabertura completa do Terminal Cohama/Vinhais com toda a segurança necessária para a sua operação.