UFMA retorna ensino presencial, após dois anos de aulas remotas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) retorna com atividades presenciais a partir desta segunda-feira (11), após dois anos de aulas remotas, em Imperatriz e outras cidades do estado. A decisão foi tomada por meio de uma resolução aprovada pela reitoria da universidade há cerca de duas semanas.

De acordo com o documento, os estágios e as disciplinas práticas, como as de laboratório, serão ofertadas com ensino presencial. Além disso, até 50% das disciplinas teóricas deverão retornar no mesmo formato a partir do dia 31 de maio.

Imagens de Notícias de Imperatriz
Campus Centro da UFMA de Imperatriz

O retorno ao presencial se deve a queda de casos positivos da Covid-19 e também às flexibilizações na cidade. Segundo dados divulgados pela prefeitura de Imperatriz, o último caso de morte pelo vírus foi registrado no dia 3 de março. O número de casos reduziu cerca de 55%, com uma queda de 224 para 103 novos casos em investigação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município, divulgados pela Prefeitura de Imperatriz. Atualmente, 78,93% da população imperatrizense está vacinada com as doses imunizantes da vacina contra a Covid.

Apesar disso, a UFMA vai manter algumas regras para a entrada dos alunos e demais servidores. A instituição passou a exigir a apresentação de um comprovante de vacinação, podendo ser usado A carteira de papel ou o aplicativo ConecteSus, do Ministério da Saúde. As informações do ciclo vacinal contra a Covid-19 tiveram que ser apresentadas desde o dia 6 de abril, no SIGRH (para docentes e técnicos) ou SIGAA (para discentes).