Você viu? Avião de pequeno porte cai em Balsas, interdição do Terminal da Cohama, 4ª dose contra a Covid-19 e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens divulgadas e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 20 a 26 de março.
Domingo (20)
O Terminal de Integração localizado no bairro da Cohama passou por uma interdição em uma das plataformas de ônibus, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), após o desabamento da estrutura metálica que fazia parte do telhado ter sido derrubada por uma chuva forte.
Chuva forte derruba estrutura de terminal de passageiros em São Luís
Divulgação/Redes Sociais
Um motorista, que não foi identificado, perdeu o controle do veículo de passeio que dirigia e bateu contra um poste da rede elétrica na madrugada do último domingo (20) na Avenida São Luís Rei de França, situada no bairro Turu, em São Luís.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou uma intervenção no trânsito, na Avenida São Luís Rei de França, após a danificação de cinco postes de energia elétrica, em decorrência do acidente.
Segunda-feira (21)
Um filhote de jacaré foi flagrado na beira do mar da Praia do Calhau, situada em São Luís. O animal chamou a atenção dos banhistas que estavam no local. Após ser capturado, o filhote de jacaré foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama), na capital, onde uma avaliação seria realizada no animal.
Filhote de jacaré é flagrado na Praia do Calhau em São Luís
Divulgação/BBMAR
Um homem, identificado como Ronaldo Costa da Silva, morreu afogado após cair de uma ponte, no povoado Trizidela, na cidade de Alto Alegre do Maranhão, a 205 km de distância de São Luís. O acidente aconteceu durante a madruga, na ponte sobre o Rio Tapuio.
Terça-feira (22)
No início da tarde de terça-feira (22), um incêndio foi registrado no interior de um prédio na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalha para apagar as chamas. Não houve registro de vítimas, apenas prejuízos materiais.
Incêndio registrado no prédio pertencente à Maxx Internet, no Centro Histórico de São Luís
Reprodução/Redes Sociais
O Dia Mundial da Água, comemorado na terça-feira (22), acende o alerta para ações de educação e preservação dos recursos hídricos no Maranhão. O estado apresenta três regiões hidrográficas, dentre as doze identificadas em todo o país.
De acordo com o professor e engenheiro sanitário e ambiental, Lúcio Macedo, responsável pelo trabalho 'Gestão das águas no Maranhão', o estado possui cerca de 30% de água potável em suas bacias hidrográficas.
Quarta-feira (23)
Um avião de pequeno porte caiu no fim da manhã de quarta-feira (23) em uma área não habitada, próximo ao Rio Balsas, localizado em Balsas, cidade a 799 km de São Luís.
De acordo com o comandante do Corpo do Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Célio Roberto, o avião caiu logo depois de decolar do aeroporto de Balsas. Duas pessoas estavam na aeronave, o piloto e o mecânico, foram socorridos e encaminhados para o hospital.
Queda de avião de pequeno porte é registrada em Balsas; VÍDEO
A Justiça condenou três homens pelo crime de lesão corporal contra o adolescente de 17 anos que estava com Cleidenilson Pereira da Silva, no dia do assalto a um bar no Jardim São Cristóvão, em 2015.
No dia do assalto, os dois assaltantes foram detidos por moradores e Cleidenilson acabou morrendo após ser torturado. O adolescente só sobreviveu porque fingiu que tinha morrido.
Quinta-feira (24)
Em uma região cercada de garimpos ilegais, Luís Domingues, cidade com 7 mil habitantes no interior do Maranhão, ganhou destaque nacional após o prefeito, Gilberto Braga (PSDB), afirmar que um pastor que integra um gabinete paralelo no Ministério da Educação (MEC) ter pedido a ele propina de um quilo de ouro em troca da liberação de recursos.
Áreas de vegetação que já foram desmatadas por causa do garimpo ilegal em Luís Domingues
Reprodução/TV Mirante
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou na quinta-feira (24), o início da aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 80 anos ou mais. A vacina para esse público-alvo começou a ser ofertada nos pontos de vacinação na sexta-feira (25)
Segundo o prefeito, a vacina vai ser disponibilizada para todas as pessoas nessa faixa etária e que tenham tomado a terceira dose da vacina há, pelo menos, quatro meses. Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação.
Sexta-feira (25)
Na manhã de sexta-feira (25), começou a funcionar a estrutura provisória do Terminal da Cohama, em São Luís, montada para atender os usuários do sistema público de transporte, que utilizam as linhas de ônibus que integram o Terminal Cohama/Vinhais, interditada após parte do telhado do terminal ter caído no último sábado (19), durante a forte chuva que atingiu a capital maranhense.
Terminal provisório da Cohama começa a funcionar em SL; estrutura foi montada após interdição do terminal de integração
Reprodução/TV Mirante
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que o percentual de vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV) segue abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde em São Luís.
A capital maranhense segue com o índices de imunização inferiores à meta desde 2015, com menos de 60% do público-alvo vacinado. A projeção necessária, segundo a secretaria, inclui a vacinação de mil adolescentes em todos os meses do ano.
Sábado (26)
Um homem foi preso, no fim da manhã deste sábado (26), após assaltar um banhista na praia da Ponta d’Areia, em São Luís.
Segundo informações do tenente Chaves, que é coordenador de Policiamento do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), a polícia foi informada de que uma pessoa que frequentava a praia havia sido vítima de roubo. Quando os policiais estavam chegando no local, para fazer as buscas pelo suspeito, o homem avistou a guarnição e se jogou no mar, para tentar fugir.
Praia da Ponta d'Areia é a considerada a mais poluída em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Uma mulher foi presa, na última quinta-feira (25), suspeita de traficar drogas. Segundo informações do 20° Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, a suspeita, conhecida como ‘Loira do Cohabiano X’, estaria traficando entorpecentes na porta da sua residência, no bairro Cohabiano, em São Luís.
De acordo com a polícia, o PMs encontraram na casa da mulher um rolo de papel insulfilme, uma balança de precisão, dois tubos de linha, uma tesoura, uma máquina de cartão com cabo USB e uma significativa quantidade de maconha e crack.